domingo, 28 de março de 2010

Folha, PSDB e o discurso de imparcialidade

Por Daniel Gorte-Dalmoro 28/03/2010 às 16:43


A Folha é claramente um jornal liberal demi-conservador, com grandes afinidades com o tucanato paulista. Isto é uma constatação, não uma crítica, e não implica necessariamente que o jornal seja partidário, mero propagandista do PSDB. Ao subestimar a inteligência dos seus leitores, porém, essa imagem se reforça a cada dia.


Dos jornais diários e pretensamente sérios que mal-e-mal conheço, Gazeta do Povo, de Curitiba; Correio do Povo (pré-Universal), de Porto Alegre; Correio Popular, de Campinas; Estado de São Paulo e Folha de São Paulo, considero a Folha o melhor. Não, isso não é um elogio, é uma frase de desespero.

Leio a Folha desde 1996 e acompanho in loco sua decadência. Por um tempo imaginei que se tratava de amadurecimento meu ? afinal, em 1996 eu não tinha 15 anos ?, porém é evidente que se trata mesmo de demérito do jornal.

Além de ter perdido uma série de bons ? ainda que controversos ? colunistas ao longo desse tempo, a Folha tem cometido quase que semanalmente erros os mais elementares a qualquer cartilha de jornalismo, e mesmo ao seu manual da redação. Exemplos há aos borbotões: editoriais com referência ao ?aiatolá Stedille? ou à ?ditabranda brasileira?, artigos sobre abuso sexual cometido na prisão pelo presidente Lula, em 1980, algo de conhecimento exclusivo de Cesar Benjamin, negado até pelo suposto abusado.

Mas o que mais tem me irritado é o jornal seguir se dizendo independente e imparcial. Claro, a busca pela imparcialidade é o ideal, mas chegar a ele é impossível. De qualquer forma, um primeiro passo para quem almeja isso é admitir sua parcialidade. A Folha é claramente um jornal liberal demi-conservador, com grandes afinidades com o tucanato paulista. Isto é uma constatação, não uma crítica, e não implica necessariamente que o jornal seja partidário, mero propagandista do PSDB. Ao subestimar a inteligência dos seus leitores, porém, essa imagem se reforça a cada dia. Como as reportagens favoráveis à rede estadual de educação que têm pipocado em suas páginas.

Todos sabem que a condução da educação nos governos tucanos é temerosa, não só no estado de São Paulo como em nível federal, impossível de ser defendida por quem seja, além do Paulo Renato e dos donos das instituições privadas ? e olhe lá. O Anderson reiteradamente trata do tema na Hypnos. Mas eis que Folha descobre que há pontos positivos, que nem tudo está perdido, muito pelo contrário: a salvação está próxima ? talvez em outubro, é o que se pode deduzir. Se a Folha acredita mesmo que educação pública paulista não é uma lástima, cabe então informar seus leitores quantos (e quais) dos cabeças do jornal possuem filhos em escolas estaduais. Até lá, não adianta vociferar contra quem acusa o jornal de parcial e partidário.


Campinas, 26 de março de 2010.

Email:: subterraneosdopop@gmail.com
URL:: www.comportamentogeral.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário